Cozinha, panelas, ingredientes, histórias escritas e contadas - o universo da gastronomia é recheado de tecnicas e grandes chefs, mas também de receitas de famílias e histórias incriveis que são deleite para nosso paladar e para a nossa alma."As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos." (Prov. 16,24)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

RECEITAS DE FAMÍLIA

Tanto como historiadora quanto como admiradora das artes cuinárias, eu dou muito valor àquelas receitas chamadas "receitas de família". Sabe como é, ninguém se lembra ao certo quem ensinou a quem, mas elas acabam chegando às nossas mãos e fazem tanto parte da nossa vida e da nossa história que não conseguimos mais imaginar as reuniões, festas ou mesmo o lanchinho eventual sem aqueles sabores que nos remetem aos bons momentos familiares.


Gilberto Freyre escreveu com muita autoridade a respeito desse assunto no livro "Açucar, uma sociologia do doce":
" ... a receita - algumas delas, segredos de família - é uma arte que resiste a seu modo ao tempo, repetindo-se ou recriando-se, com a constancia das suas excelencias e até das suas sutilezas de sabor; afirmando-se, por essa repetição ou por essa recriação. Numa velha receita de doce ou de bolo há uma vida, uma constância, uma capacidade de vir vencendo o tempo..." (FREYRE, 1997, p. 23)


Quero compartilhar com todos muitas das receitas que guardo com muito carinho e que me foram passadas pela minha mãe, avó, irmã, entre tantas outras pessoas que fazem parte da minha vida pessoal e da minha história culinária!
Fiquem com Deus
Vanessa

Nenhum comentário: