Cozinha, panelas, ingredientes, histórias escritas e contadas - o universo da gastronomia é recheado de tecnicas e grandes chefs, mas também de receitas de famílias e histórias incriveis que são deleite para nosso paladar e para a nossa alma."As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos." (Prov. 16,24)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Gelado de coco com calda de morango

Um dia eu estava com visita em casa e não tinha nada de especial para oferecer.
Como eu sempre gosto de fazer algo gostoso para os meus amigos comerem, resolvi olhar na despensa para ver se tinha algo lá para me salvar e encontrei leite condensado, leite de coco, creme de leite, açucar, gelatina em pó sem sabor e uma caixinha de morango na geladeira.
O resultado disso tudo: uma delícia de invenção que todos aprovaram!

Gelado de coco com calda de morango

Ingredientes

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite de coco
1 lata de creme de leite
1 caixinha de morango
1 pacotinho de gelatina em pó sem sabor
açucar a gosto

Modo de Fazer

Bata no liquidificador o leite condensado, leite de coco e creme de leite para fazer um creme. Dissolva a gelatina de acordo com as instruções do fabricante e adicione com o liquidificador ainda em funcionamento. Coloque em recipientes deixando espaço para a calda de morango e coloque na geladeira até ficar firme.
Lave e corte os morangos em tamanho bem pequeno. Coloque no fogo com a quantidade de açucar que desejar (eu coloco aproximadamente 150 gramas - se quiser mais doce ou menos doce, varie na quantidade). Mexa até ficar uma calda espessa, como geleia.
Uma outra opção para o gelado é substituir a quantidade de leite de coco por leite integral e a gelatina por maria mole. Fica gostoso também.

Montagem

Você tem duas deliciosas opções para finalizar o gelado.
A primeira é deixar a geleia esfriar um pouco fora da geladeira e acrescenta-la quando o doce ficar firme. Depois volte o recipiente para a geladeira até a calda esfriar completamente.
A segunda opção (minha preferida) é deixar para fazer a calda quando o dece estiver bem gelado e firme e acrescenta-la ainda quente. Dá um contraste muito legal e fica uma delícia. Então é só servir na hora.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Van,
Tah tao bonito, q vontade de fazer, pode ter certeza q irei experimentar,depois te falo, amei o blog, parabens.
beijao!!!
Mayra

Unknown disse...

maisi, maisi, maisi...vc fez esse docinho quando eu não estava aí pra provar!!!!! Aposto q foi pro Du e pra Patricia né?!?!?!hehehe Ta mto legal o blog tata, vou te mandar minha receita mais especialíssima q eu tenho: as bolachinhas de goiabada!!!hehehe
bjinho, te amo